terça-feira, 15 de maio de 2007

A novela na Idade Média: O Livro das Maravilhas (1288-1289) de Ramon Llull




"O conteúdo de Félix é enciclopédico, e inclui todo o universo medieval. Os temas de seus dez livros o indicam:
1. Deus, 2. Anjos, 3. Céu, 4. Elementos, 5. Plantas, 6. Metais, 7. Bestas, 8. Homem (capítulo que ocupa quase 60% de toda a novela), 9. Paraíso e 10. Inferno.






A seqüência da viagem de Félix pelo mundo é intencional: é um caminho cosmogônico, pois ilustra a ordem da criação, onde o próprio mundo e todas coisas existentes são entendidas como uma expressão viva da obra de Deus"








-----------------------------------------------------------------------------------------------------


"Também os apócrifos do Novo Testamento contribuíram de forma marcante para a constituição do bestiário medieval. Na verdade, na Idade Média, tais textos foram assimilados aos bíblicos, sendo considerados como reportando-se à mesma tradição. Iremos a seu propósito fazer uma breve referência, devido ao facto de eles apresentarem características a nível do imaginário animal que os individualizavam dos textos bíblicos. Em traços muitos gerais assinalamos como a participação dos animais nos milagres é muito maior. Por outro lado, estes últimos apresentam um conteúdo marcadamente prodigioso e maravilhoso o que os afasta dos narrados no Novo Testamento. Neste sentido, neles, os animais falam, pedem a benção aos santos, são ressuscitados e encontram-se ao serviço dos eleitos, chegando mesmo a narrar-se como Jesus em criança teria fabricado pássaros a partir de argila. Como refere Jacques Voisenet, tratam-se, no geral, de milagres “gratuitos” que não se encontram ao serviço de uma mensagem evangélica, mas antes se caracterizam por acentuarem o maravilhoso e o prodígio"





Quando o Senhor Jesus havia completado o seu sétimo ano, ele brincava um dia com outras crianças de sua idade. Para divertir-se, eles faziam com terra molhada diversas imagens de animais, de lobos, de asnos, de pássaros, cada um elogiando seu próprio trabalho e esforçando-se para que fosse melhor que o de seus companheiros. Então o Senhor Jesus disse para as crianças: - Ordenarei às figuras que eu fiz que andem e elas andarão. As crianças perguntaram-lhe se ele era o filho do Criador e o Senhor Jesus ordenou às imagens que andassem e elas imediatamente andaram. Quando ele mandava voltar, elas voltavam. Ele havia feito figuras de pássaros que voavam, quando ele ordenava que voassem, e que paravam, quando ele dizia para parar. Quando ele lhes dava bebida e comida, eles comiam e bebiam. Quando as crianças foram embora e contaram aos seus pais o que haviam visto, eles disseram: - Fugi, daqui em diante, de sua companhia, pois ele é um feiticeiro! Deixai de brincar com ele!"


Nenhum comentário: