quinta-feira, 10 de maio de 2007

PANTEÃO



Giordano Bruno foi condenado à fogueira por contestar que o Sol girava em torno da Terra.


"A forma romana do Panteão deu origem a outros similares, sugerindo as igrejas de amplas cúpulas do renascimento clássico, notadamente a de S. Pedro, e do neoclássico, de que é exemplo o Panteão de Paris e toda a descendência dos capitólios dos Estados Unidos e demais imitadores. Há, entretanto, nos equivalentes modernos uma integração nova do frontispício e da cúpula.
O Arco de Triunfo, de invenção romana, prestou-se a motivações estéticas pronunciadas. No acesso às praças, ou em avenidas, o arco associava-se à urbanística romana .

(.)
"O Panteão foi construído pelos romanos em honra de todos os deuses. As oito colunas que suportam o pórtico pertencem à ordem coríntia. Tal como acontece com a generalidade dos templos romanos, também o Panteão se ergue sob um pódio, base construída para que o templo se erga sob um nível superior ao do solo. Passado o pórtico, entra-se na cela de planta redonda coberta com uma enorme cúpula de mais de 43 metros de diâmetro que não se fecha totalmente, deixando no topo um óculo aberto por onde entra a luz no interior do templo (ver p. 111 do manual). O interior da cúpula apresenta-se dividido em caixotões quebrando a monotonia que resultaria da observação do espaço côncavo e liso da abóbada. No exterior, a cúpula estava coberta por telhas douradas, fazendo lembrar a abóbada celeste ... que assentava sobre a estrutura cilíndrica que representava a Terra. O espaço interior, abaixo da cúpula está divido em dois andares em que se destacam as colunas e os mármores de diferentes cores que ornamentam as paredes e o pavimento. Construído para honrar todos os deuses e provavelmente o Imperador, o Panteão distingue-se, pelas formas redondas, da maioria dos templos romanos que são quadrangulares com a cobertura em forma triangular, mas revela também o gosto dos romanos pela monumentalidade própria dos regimes em que há necessidade de exaltar o poder político (reis, imperadores, ditadores)".
mais informações: BRAVO site sobre o Império Romano
************* BRAVO site: Cinehistória Antiguidade

Nenhum comentário: