- Salas de Milagres (vou pensar de que modo posso ver como um programa ou um "contra-programa"!)
- Quer mais programa do que o papamóvel percorrendo as avenidas do Brasil hoje?
- A pista olímpica de todos os esportes?
- ... é só pensar no 'teatro' do campo de futebol, e como aquilo não se transforma em arena do show da Xuxa, a show do descarrego do Padre Macedo, final de campeonato da liga de vôlei masculina do Brasil, arena de aeromodelismo, e claro, a final de campeonato do Atlético e Cruzeiro.
todos dos nossos programas de "massa podre" em série.
Na Idade Média a cidade se contrapunha à floresta. A floresta sendo lugar do sobrenatural. Quais são os programas que criamos pra esses mausoléus do desconhecido rejeitado? Criamos as cidades fantasmas muito próximas se pararmos pra pensar dos filmes de faroeste esvaziados de suas personagens e ações, deixando-se só o cenário ali posto, a maquete montada, pra se colocar ali o que quer que seja ... tem também os túneis de trem fantasma, dos parques de diversões, corredores de maravilhas monstruosas, pra que compramos o ingresso em troca de uns sustos projetados na nossa memória fantasmática, depois de passarmos pelas cortinas da porta do inferno ...
Lembra quando a gente brincava de playmobill, e vinha uma estrutura toda pra você montar, e a gente comprava os bonecos separado? Não é mais ou menos aquilo?
Tinham vários modelos pra gente brincar, um inclusive o fort Apache e o velho oeste, devia ter até parque de diversão, mas eu não lembro ... a gente só comprava a estrutura que vinha no kit e complementava as figuras com as representações de que eram revestidos os bonequinhos e os apetrechos ligados à cena (corpo de bombeiro, médico, polícia militar, soldado, etc. e seus equipamentos) ... outro, me veio aqui à cabeça agora ... Beto Carreiro World ... os espetáculos!
O próprio perímetro da Contorno, como nas demais capitais da América Latina, a exemplo anterior do Quartier Latin, em Paris, foi construído visando lugares de memória, onde o percurso a pé de um flaneur ou uma comitiva pudesse cobrir pontos de ligação simbólicos na cidade, relacionados a seus mitos de fundação: assim temos o roteirinho, tão elogiado pelo Museu de Artes e Ofícios, que ia da Praça da Liberdade, percorrendo as alamedas da João Pinheiro, passando pela Igreja da Boa Viagem, sem deixar de visitar o lavabo de pedra sabão com o delfim, (mas, não mais no seu lugar original da primeira capela), e que veio de Ouro Preto, até chegarmos na famosa Praça da Estação, ponto da tradicional parada de trem dos primeiros tempos do arraial. Porta de entrada da capital, para aqueles que vinham de Sabará ou do exterior. Pois é, todos esses lugares pontuados por monumentos celebrando a memória! É por aí que vejo o que seja programa visual. Me corrija se estou saindo fora do script, por favor ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário