"Tommaso Campanella ( 1568-1639) - Critica Aristóteles e a Escolástica. A cidade do Sol. Obra utópica onde se coloca contra a propriedade privada .Comunista utópico. “Subitamente encontramos um numeroso grupo de homens e de mulheres(...)que logo nos fizeram companhia e nos levaram à Cidade do Sol(...) (Nessa nação) todos de acordo, determinaram começar uma vida filosófica, pondo todas as coisas em comum(...) Dizem eles que toda a espécie de propriedade tem origem e força na posse separada e individual das casas, dos filhos e das mulheres. Isso produz o amor-próprio(...) Ao contrário, perdido o amor-próprio ,fica sempre o amor da comunidade(...)Todos, sem distinção, são educados juntos em todas as artes(...) (A Cidade do Sol) Campanella teve como modelo o livro A Utopia de Thomas Morus . Outros livros semelhantes foram "A Nova Atlântida" de Francis Bacon (1627) e "Os Estados e o Império da Lua" , de Cyrano de Bergerac ( 1657)" .
http://www.galeon.com/ateneosant/Ateneo/Historia/arf-ciudadsol.htm
"Campanella, como antes Santo Agostinho e depois Descartes, toma, através da dúvida, a consciência de si como critério de certeza. Adiantando-se a Descartes, Campanella foi o primeiro filósofo moderno a estabelecer a dúvida universal como ponto de partida de todo pensar verdadeiro.Antecipa-se a Descartes no caminho, procurando a superação do ceticismo no argumento de Santo Agostinho, de que a própria dúvida e mesmo o erro nos dão a certeza da nossa existência: se me engano, existo (si fallor, sum) Posso duvidar de tudo, mas se duvido, penso, e se penso, existo: cogito, ergo sum".
utopias
Nas muralhas externas e cortinas "vêem-se pintadas as estrelas com suas virtudes, grandezas e movimentos, tudo explicado em três versículos especiais".s
... muas com pinturas de todas as ciências
Primeiro círculo: é o da matemática ...
Segundo círculo: (no interior) pedras preciosas e comuns, minerais e metais. Não só as suas gravuras, mas os próprios pedaços, cada qual com explicações em dois versos. (no exterior) mares, rios, lagoas, fontes, vinhos, licores, óleos com informações sobre sua procedência, qualidade e propriedade ... vários frascos com líquidos dentro que servem como remédio ... figuras e versículos dão explicações sobre os mais diversos fenômenos atmosféricos.
Terceiro círculo: (interior) gravuras de plantas e ervas com descrições em anexo mostrando suas ligações com as partes do corpo, com os corpos celestes, suas propriedades, etc. (exterior) os peixes, sua culinária, suas relações com a natureza e com a arte. Tem também ouriços, conchas, ostras ... Uma pintura e uma inscrição compreendem a totalidade do Mundo das Águas.
Quarto círculo: (interior) todas as espécies de aves. (exterior) todo gênero de animais.
E por aí vai nos demais círculos
---------------------------------------------------------------------------------------------
UTOPIA, OU O MELHOR DOS MUNDOS NUM MUNDO DISTÓPICO
"Assim, a utopia nasce e se mantém como um gênero literário que soma, em uma obra de ficção, elementos da política, da economia, dos relatos de viagem, sob uma visada ética. A utopia pode ser metáfora, ironia, alegoria ou discurso moral. Numa fórmula, a utopia é sempre datada, pois inevitavelmente discute problemas do tempo de seu autor. Aquilo que é projetado no futuro são sempre as possibilidades não efetivadas, mas efetiváveis, de seu próprio tempo. Entretanto, a utopia também pode ser propositiva, isto é, pode ser um programa de ação concreta, uma idéia que o utopista sugere à sua época e que aspira a ser tornar realidade. A Cidade do Sol de Campanella (1602) já era assim, e aquele conjunto de obras chamado de socialismo utópico (século XIX) também".
---------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------
http://www.library.com.br/cosmologia/pg009.htm
--------------------------------------------------------------------------------------------
OS LABIRINTOS DA CIDADE
José Augusto Seabra
OS LABIRINTOS DA CIDADE
------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário