segunda-feira, 25 de junho de 2007

CIÊNCIA DA NUMISMÁTICA*****


moeda grega: "O gravador de cunho retratava os hábitos e costumes da nação, aspectos econômicos e políticos e crenças religiosas. Os "drachmas" de Atenas correram durante muitos séculos por todo o mundo então conhecido, generalizando, assim, o uso das moedas"
COLARES ou braceletes de conchas, pérolas, dentes, ossos ou plumas, fragmentos de pedra ou metal, peças de cerâmica ou tecidos, objetos de formas e materiais surpreendentes = moedas antigas
na etnografia, pré-história e arqueologia
objetos semelhantes podem ser adornos ou jóias. Tudo indica que tinham uso utilitário, sendo valiosos, também como moeda. A circulação de bens valiosos antecede a civilização mediterrânea, da América Central, Oriente Próximo ou do Extremo Oriente com função de pagamento e conta, sem contudo ser essencialmente econômica. Mas, de parentesco, aliança política, crença, cultos. Regula vida social: nascimento, luto, guerra, casamento (qdo tem relação com o sacrifício?). A relação escassez e valor já existia num certo nível.
(usar isso pra fazer as relações com o milagre e a investidura de poderes sobre o milagreiro, beato, etc e os objetos sagrados que comunicam esse poder na "cerimônia" de exposição de ex-votos nas salas de milagres).
Investigando: a troca simbólica; a fé; a magia.
Exs.: um wampun, objeto confeccionado com tiras de couro e pedaços de nacár,usado pelos índios da América do Norte em suas transações com os brancos nos séculos XVII e XVIII

Moeda da Melanésia constituída por uma longa tira de fibra ornada de plumas vermelhas, acrescida de conchas inteiras ou talhadas.
relações de câmbio: kula, no Pacífico ocidental, o bilaba e o malaki, na África Central, ou o potlatch, na costa noroeste da América do Norte - nas sociedades mais antigas, porém já bastantes hierarquizadas. Hierarquia e dominação.
TRABALHAR COM: âmbar; obsidiana; conchas
Sociedades posteriores como pagamento usavam: machados de pedra, barras de sal, cerâmica, cortiça. "O motor do desenvolvimento monetário ainda não era o mercado", que só veio com o desenvolvimento dos Estados.

Nenhum comentário: