quinta-feira, 12 de abril de 2007

alegoria do bom governo


O RETRATO
"Esta assembléia de notáveis (Conselho dos 24) é composta de homens de todas as idades, jovens, velhos, ricamente vestidos. Repare que todos são leigos: estes burgueses conversam e observam, alguns com um olhar ameaçador, outros contemplativos, observando as virtudes que rodeiam o Bom Governo. Considera-se, por suas expressões faciais, que são conselheiros da época retratados (DONATO: 1995, 29); Lorenzetti antecipa quase em um século a arte do retrato (para o surgimento da arte do retrato, ver SCHNEIDER: 1997). Esta assembléia de notáveis mostra que, definitivamente, este afresco não possui o “ar religioso” comumente encontrado nas imagens medievais. O poder está se laicizando, a arte o segue. É o primeiro esplendor da pintura profana (DUBY: 1998, 95 e 101). São afrescos profanos. A política está aqui livre da liturgia (DUBY: 1979, 263)".

A GRAÇA
Algo parecido com o ministério dos notáveis de Lula? Com a graça do Clodovil zanzando pelos corredores e gabinetes do Planalto em prol das reformas pretaportê palaciais? Ele desfila do alto do seu salto de bicha eleita gritando: "depois de mim Brasília nunca mais vai ser a mesma", baby! Promete muita luz na ribalta do palácio. Ele é a própria alegoria!
Confessa com a cara mais lavada do mundo que gasta 8 mil reais por semana ... 200 mil reais só pro gabinete, e ainda diz que gasta dinheiro dele, e não do 'público'. ..."que dinheiro do povo é diferente!" "Dinheiro é tudo Clodovil?" Resposta sem aspas: a gente só deve fazer coisa errada quando é por muito dinheiro - é claro que eu não vou fazer -, mas se eu fosse fazer ia ser por muito dinheiro, porque eu não me sujo por pouco. Eu não piso em lama! "você já viu meu sapato sujo de lama?"


Detalhe: o sapato dele é chic pra dedéu! já viu?! Frase de efeito: "olha pra mim, você acha que eu sou uma pessoa fracassada?"

E como se elege em nome de Deus, meu Deus! "Eu devo tudo a Deus, foi ele que me deu tudo".
Agora anda com uma fotinho da mãe, (ele não fala, mas a outra tava tão amassada que ele teve que mandar fazer uma 'ampliação'). Ele tira a fotinho da mãe lá do fundo da sua carteira e mostra pro seu auditório: "olha só, essa aqui é a minha mãe". Com a maior cara de nojo, porque a foto é um terror! Santa mãe do Clodovil!

Clodovil é do bem, gente! Não é do mal, não!

Nenhum comentário: