sexta-feira, 27 de abril de 2007

sem entrar em porquês da arte eu sempre amei essas imagens de carcaça!





Bacon



Rembrandt O boi abatido. Ainda vou arrumar uma imagem completa e maior! Mas, olha que maravilha!





Soutine




vi esse tema das carcaças em todos eles, e sempre tive o impacto!


No filme Modigliani tem uma cena belíssima dos pintores independentes europeus executando suas obras, no momento de criação, e numa dessas tomadas tem o Soutine pintando a carcaça de um boi, além de uma visita que eles fazem a um frigorífico. Eu adoro essa cena! O sangue e o bicho morto, o toque do artista na carcaça ... o cheiro fétido, incrivelmente vivo!




Sempre me fascinei por isso! Por essa crueldade, talvez, e humanidade! o nosso lado humano e cruel, essa materialidade! Que está na base do que a gente quis chamar cultura.


Uma vez eu estava descendo a avenida de madrugada e vi um cavalo morto na pista. As tripas estavam saindo pela barriga. Muito perturbada eu passei, mas tive que voltar, porque tão cedo eu ia poder ver com tanta intimidade e isolamento uma cena daquela. Pra mim foi quase uma oração, uma confissão.

Nenhum comentário: