sexta-feira, 13 de abril de 2007

Fayum

(para o mundo dos mortos não para o público dos vivos)


x


os ex-votos
devoto faz um voto (promessa) ao santo de sua devoção para receber uma graça. Em agradecimento à graça alcançada ele oferece à divindade católica santorial o ex-voto, aqui no caso a fotografia


Fotos: Flávia Gabriela localização: sala dos milagres Urucânia

O REALISMO

pontos para pensar:


  • o retrato na pintura x o retrato na fotografia


  • imagem ideal x imagem real o retrato romano = grande realismo, adquiriu grande papel social durante o Império com o culto aos ancestrais e homenagens a personalidades da política (mas marcou também a República), particularidades da pessoa em detalhes, às vezes faziam máscaras mortuárias; retrato grego = ideal de beleza dorífico, atletas como modelos para representar deuses.

o retrato feito pelos romanos eram em geral históricos, enquanto os helenísticos e egípcios eram intemporais e cerimoniais

auto-retrato Francis Bacon



"Realismo2. como um critërio, explore esse conceito. Deve-se pensar em quest§es como: "O que faz uma obra mais realista do que outra?", "O que o realismo significa em um retrato: que ele ë similar a uma fotografia ou a um reflexo no espelho?" ou "O que ele nos diz ë o que a pessoa ë, revelando coisas que ela acredita serem importantes?".


DIÁRIO

"O professor pode solicitar ao aluno que registre suas observaç§es e anote diariamente num caderno o que aprendeu, o que mais lhe chamou atençâo. Esse caderno de anotaç§es, registros do que cada um viu, analisou, pensou e criou, servirž de orientaçâo quando da avaliaçâo realizada entre professor e aluno. Essa avaliaçâo mostrarž se o aluno elabora em sua produçâo plžstica os conceitos trabalhados em cada proposta e se evidencia um pensamento lgico na definiçâo dos conceitos".

dissertação ECA/USP 2006 - auto-retrato: espelho, as coisas

Nenhum comentário: