quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pulo do Gato: Lorenzetti e Dante (as muralhas de Siena e o oitavo círculo)








"... a paisagem urbana fortificada sienense, e especialmente seu castelo, inspirou ao poeta o oitavo círculo do Inferno (MORETTI: 1998, 52), “Qual de Montemaggiore a alta barreira / circular que de torres se coroa, / assim na orla que à volta o poço beira / Torreavam de sua meia pessoa / os horríveis gigantes, ameaçados” (“però che, come su la cerchia tonda / Montereggion di torri si corona, / cosí la proda che’l pozzo circonda / torreggiavan di mezza la persona / li orribili gigante, cui minaccia”. DANTE ALIGHIERI. A Divina Comédia. Inferno, canto XXXI, 206) — muito embora a cidade ideal de Dante, apesar de “perfeita como o desenho de um arquiteto”, possuir um claro contraste com seus contemporâneos, por ser mais rígida, controlada por uma austera disciplina, uma “visão longínqua de um passado patriarcal” (GARIN: 1996, 67-68)".
A ENTRADA DA CIDADE DE DITE:
"Entramos no fosso que cerca a cidade e Flégias deu uma grande volta em torno dela, onde pude observar seus muros que pareciam ser de ferro. Quando chegamos diante da entrada da cidade, Flégias gritou alto com toda a força:
- Saiam! Saiam logo! É aqui a entrada".

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