domingo, 6 de maio de 2007

PETER GREENAWAY NO BRASIL EM OUTUBRO/2007 LANÇANDO O PROJETO TULSE LUPER SUITCASES! ÓOOOOh, estamos sabendo, Greenaway!

tulse
"Decidi, há muito tempo atrás que, se eu fosse fazer filmes, eles deveriam deliberadamente parecer filmes, somente artefatos artificiais. Eles não são janelas no mundo, eles não são reconstrução do mundo. Eles são deliberadamente artificiais, como a pintura é artificial".

____________________________________________





THE TULSE LUPER SUITCASES PROJECT



- PRÓXIMO FILME: NIGHTWACHING - Peter Greenaway's next film is set to be Nightwatching, about the Dutch painter Rembrandt van Rijn. Greenaway will write and direct and is aiming for a release date of May 2007.







- O JOGO DAS CITAÇÕES é bom eu aprender a brincar com isso!



Tulse estava na prisão e levou com ele o Bestiário do Presente, Passado e Futuro ... é pra lá, nessa jornada, que mandei minha cartinha! Greenaway's blog:



Dear Mr./Mrs. flavia,

Thank you for registering at the Tulse Luper Journey. You will start at The Nordberg Institute.

Your password is ####

Please visit the registration desk at: ***************






to confirm this registration.

Your sincerely,


Olaf Svenson
Head of Administration




E viva aquela dinâmica do DESENHO 24 HORAS pra gente enviar a carta e deixar o carteiro de orelha em pé, com a pulga atrás da orelha ... ! hehehehehe ... o que é verdade? O QUE É MENTIRA? O que é história? Existe história? Ou tudo na verdade não passa de ficção!
Cristo Morto, Mantegna




Vou ficar com esse livro de Próspero dos bestiários pra inspirar minha genealogia, mas fico louca pra penetrar em outras searas ...!
Como consigo esse livro?




17. Um Bestiário de Animais do Passado, do Presente e do Futuro
É um livro grande, um dicionário de animais reais, imaginários e
apócrifos. Com esse livro, Próspero é capaz de reconhecer onças e sagüis, morcegos-das-frutas, manticoras e dromecélios, o cameleopardo, a quimera e o catoblepas. (Maria Esther Maciel/UFMG comenta esse livro!). cOMECE PELA hISTÓRIA nATURALIS DE pLÍNIO (saiba mais sobre os animais e o mundo natural na IDADE média)






“A suitcase of zoo animals (…) in miniature, lions and tigers, elephants and giraffes, an inventory of what we have here on board. To help remind us of our responsibilities, of what we have been given control and dominion over.”

Salvem meus dentes!



Macrofotografia digital (em detalhe) dos dentes podres de Cristo. Relatório para o diagnóstico do tratamento dentário do Sr. Cristo, antes da restauração! Tulse deve ter por aí uma mala perdida de restaurações de dentes para fazer ... eu queria saber por onde anda essa tal mala ... essa seria uma boa investigação ... (Cristo Morto - Palácio da Alvorada/restauração na EBA 2004) *********************************************************************

OS 24 LIVROS DE PRÓSPERO A 24 QUADROS/SEGUNDO A Última Tempestade (Prospero's Books) de Peter Greenaway
(...) A cena do primeiro encontro de Miranda e Ferdinando é entremeada pelo Livro do Amor, aberto por Ariel, o gênio alado, e repleto de figuras mitológicas. O Livro do Amor termina por um canto de pavão e, logo a seguir, inicia-se o Livro do Bestiário dos Animais do Presente, Passado e Futuro.


**********************************************************************************
Revista do Cinema: "Como em todos os seus filmes, Greenaway se utliliza fartamente de alusões pictóricas em "Afogando em Números". No quarto de Madgett vê-se o quadro "Jogos de Crianças", de Bruegel; (CURIOSIDADE: BOLINHA DE GUDE)


brincadeira da cadeira

a cena em que Cissie 2 chora a morte do marido é uma citação ao "Cristo Morto", de Mantegna; as roupas da garota que pula corda são inspiradas em "As Meninas", de Velásquez
;







quando essa mesma garota pula corda diante de uma casa, a composição geométrica da cena reflete um quadro de Dali. De qualquer forma, em nenhum outro filme de Greenaway as referências à pintura são utilizadas de forma tão intensa quanto em "A Última Tempestade". A figura de Próspero é inspirada no retrato do Doge Leonardo Loredau, de Bellini; já seu estúdio é uma reprodução do quadro "São Jerônimo no Estúdio", de Antonello Messina (saiba sobre a ESCOLÁSTICA/OS UNIVERSAIS);






o jovem Ferdinand e os membros da corte napolitana, por sua vez, remetem ao "Retrato de Marten Soomans", de Rembrandt; ...




APROVEITO pra dar minha dica de livro:



EU,A PUTA DE REMBRANDT,CONTO EM MINÚCIAS OS DETALHES DA NOSSA VIDA COTIDIANA EM COMUM SENDO MASSACRADOS POR AQUELA SOCIEDADE MESQUINHA E HIPÓCRITA, DE JUSTIÇA PODRE.



... os indígenas foram compostos a partir dos desenhos de John White, (veja suas wattercolors drawings no Virtual Jamestown!) aventureiro e pintor contemporâneo de Shakespeare. Os jogos alusivos continuam com a estrutura arquitetônica da gruta de Próspero, que é inspirada nos desenhos de Piranesi, (Piranesi's Prisions) o qual, por sua vez, é citado num filme anterior de Greenaway, "A Barriga do Arquiteto". Estruturada em torno dos 24 livros que Próspero levou para o exílio, "A Última Tempestade" evidencia como os recursos do Paintbox expandem o potencial do filme pela suposição de imagens, o que oferece uma complexidade alusiva quase ilimitada. Até certo ponto, a proliferação de imagens destrói os efeitos dramáticos do filme. Mas, exigir que um filme de Greenaway seja pautado por efeitos dramáticos é apenas revelar incompreensão de sua gramática fílmica".

Nenhum comentário: