
alaúde instrumento polifônico conhecido por vihuela na Espanha. Qual relação com a nossa viola popular?
ESCUTE O SOM DO ALAÚDE
"Em Itália, a canção provençal declinará a partir do século XIII. Nasce então a canzone, que teve como principais cultores Dante e Petrarca. Deste último, imitou-se por todo o lado o seu Canzionere, que serviu de modelo até ao romantismo. A canzone italiana virá a influenciar a evolução do soneto".
(...) "Os ingleses são mais intimistas, menos luminosos e tão perfeitos como os itálicos do tempo. M. de Andrade lembra que o conceito harmônico já estava estabelecido na península itálica desde o século XV, com as canções profanas. “Destas, a Frottola, amorosa, com estrofe e refrão. Surgida diretamente da fonte popular solista, os artistas que fixaram a Frottola na música erudita, lhe deram uma polifonia simples, no geral nota contra nota, provàvelmente instrumental (alaúde, címbalo, harpa), já tipicamente função acompanhante, desprovida de canto-firme circulatório, e com a melodia no agudo, pra ser distinguida bem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário