terça-feira, 10 de abril de 2007

Uma aula sobre as formas da poesia: aqui estão o soneto e o madrigal

Soneto
"Em muitos tratados de «Litteratura» e de «Versificação», se lê que o soneto é de invenção italiana. Mas o que parece estar hoje positivamente averiguado é que essa fórma poetica foi creada na Europa por Girard de Bournenil, trovador (troubadour) francez (de Limoges) do seculo XIII, morto em 1278. O soneto passou á Italia, e d'ahi voltou á França no seculo XVI".
Madrigal
De origen italiana, o madrigal era, no seculo XVI, uma especie de composição musical e poetica, consistindo em canto vocal sem acompanhamento. A palabra perdeu essa significação. O que chamamos actualmente madrigal é uma pequena composição destinada a exprimir, num resumido numero de versos, um pensamento espirituoso e elegante, um galanteio, um elogio discreto ou uma discreta confissão de amor. Concisão, graça e delicadeza, — são as suas qualidades esenciaes. O madrigal, de que os poetas classicos abusaram considerablemente, ficou um tanto desmoralisado por esse abuso. Em Portugal, no seculo XVII, a futilidade litteraria transformou esse genero lyrico em uma intolerable exhibição de tolice e semsaboria. A Academia dos Singulares de Lisboa chegou, uma vez, a pôr em concurso, entre os seus asociados, os seguintes themasdemadrigal: — Uma dama que, expedindo da bocca uma folha de rosa, se lhe poz em uma face. — Uma dama que, lendo a uma luz um papel do seu amante, queimou parte do seu cabelo. — Uma dama que chorou tanto sobre o retrato do seu amante que lhe apagou a pintura. — Uma dama que tendo no peito um cupido de azeviche, lhe estalou aos raios do sol. — Filis deu a Fabio a espadinha, que trazia na cabeza, por lhe haver elle pedido uma prenda. — Fabio, a quem disse sua dama que lhe parecia melhor á luz de uma vela, que aos raios do sol. — Uma dama desmaiada de uma sangria. — Uma dama contando as estrellas. — Uma dama que desmaiou de ver uma caveira… Como se vê, não é possivel imaginar mayor insipidez, nem mayor tolice… Todas as fórmas metricas podem servir ao madrigal. Nelle se empregam habitualmente a redondilla, ou os versos de 10 e 6 syllabas entremeiados. Exemplo de madrigal:
Si eu conseguisse um dia ser mudado Em verde beija-flôr, oh! que ventura! Desprezara a ternura Das bellas flôres no risonho prado: Alegre e namorado, Me verias, ó Glaura, em novos giros, Exhalar mil suspiros, Roubando em tua face melindrosa O doce nectar de purpurea rosa".
SILVA ALVARENGA

Nenhum comentário: