terça-feira, 19 de junho de 2007

Aby Warburg e os arquivos da memória
António Guerreiro


A COLEÇÃO ARCHIVOS E A MEMÓRIA CULTURAL DA AMÉRICA LATINA - Wander Melo Miranda

O corpo como arte; Günter Brus e o acionismo vienense

Dra. © Fabiane Pianowski 1 - Teoría y Crítica del Arte
Resumo A arte relacionada diretamente com o corpo é uma forte vertente da arte contemporânea. Segundo a teoria de Pere Salabert (2003), isso é o resultado do processo “evolutivo” da arte que parte da representação ilusória e anímica do período renascentista a fim de alcançar a presença através do uso da matéria mesma na obra na tentativa de aproximar arte e vida. Os trabalhos dos artistas austríacos Herman Nitsch, Otto Mühl, Rudolf Schwarzkogler e Günter Brus, que formavam o grupo do acionismo vienense, são referenciais para se pensar essa teoria. Esse artigo tem, portanto, o objetivo de demonstrar a importância do corpo na arte contemporânea, em especial no contexto do acionismo vienense (Aktionismus), e de explicar como a obra de Günter Brus, em particular, apresenta esse caráter evolutivo que se enquadra na teoria defendida por Salabert.

http://www.mnemocine.com.br/cinema/anpuh2005/anpuh2005h.htm
OLHO UNICAMP

VIDEO & PESQUISA ANTROPOLÓGICA: encontros & desencontros
Carlos Pérez Reyna, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - BRASIL)

"Os fragmentos que antecederam são critérios muito particulares, que dizem respeito a uma experiência pessoal sobre um discurso e uma prática produzida na utilização do audiovisual em antropologia, ou melhor, antropologia visual".
"Continuidade e repetição dos registros, associados a seu exame repetido, fundamentam juntas o que Claudine de France denomina “método de esboços”. Segundo a autora, o método de esboços é inspirado nos procedimentos dos pintores figurativos, que realizam croqui por croqui de um mesmo tema, sob diferentes ângulos, acrescentando detalhes antes de pintar o quadro definitivo. Ver Cinéma et anthropologie, Paris (EMSH), 1989, p. 320".

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