"GESTOS, NARRATIVAS E RETRATOS
"A História da Arte do século XX pode ser entendida, de forma sintetizada, como uma sucessão de inovações e rupturas que puseram em causa os processos criativos e a definição da obra de arte. Assiste-se então, a par da consagração da Abstracção à redefinição da Figuração. Esta tende por vezes a dissociar-se da realidade, constituindo assim um questionamento das premissas tradicionais da representação, permitindo revisitar e alargar o conceito de retrato, cruzando-o com novos horizontes de percepção e representação do corpo, como se poderá constatar neste inventário de gestos, narrativas e retratos, de artistas portugueses e estrangeiros, provenientes da Colecção da Fundação de Serralves, assim como de outras colecções institucionais e privadas que aqui se encontram em depósito".
O percurso pela exposição permite confrontar diferentes propostas artísticas, as quais, apesar de uma diversidade estética, traduzem uma modificação da relação da Arte com a figuração do corpo. Assim sobressai um particular modo de representar a figura onde o aspecto físico assume um significado icónico ou não icónico, despertando por vezes associações que possibilitam um número inesgotável de possíveis narrações. A figura fragmentada e os gestos solicitam a participação do observador passando por um jogo que alterna a dissimulação e a revelação conduzindo-nos até à ausência da presença do ser humano, que deixa de estar presente na sua realidade figurativa permanecendo no entanto a memória ou vestígio dessa presença pela sua ausência". http://www.serralves.pt/gca/?id=1742
"A História da Arte do século XX pode ser entendida, de forma sintetizada, como uma sucessão de inovações e rupturas que puseram em causa os processos criativos e a definição da obra de arte. Assiste-se então, a par da consagração da Abstracção à redefinição da Figuração. Esta tende por vezes a dissociar-se da realidade, constituindo assim um questionamento das premissas tradicionais da representação, permitindo revisitar e alargar o conceito de retrato, cruzando-o com novos horizontes de percepção e representação do corpo, como se poderá constatar neste inventário de gestos, narrativas e retratos, de artistas portugueses e estrangeiros, provenientes da Colecção da Fundação de Serralves, assim como de outras colecções institucionais e privadas que aqui se encontram em depósito".
O percurso pela exposição permite confrontar diferentes propostas artísticas, as quais, apesar de uma diversidade estética, traduzem uma modificação da relação da Arte com a figuração do corpo. Assim sobressai um particular modo de representar a figura onde o aspecto físico assume um significado icónico ou não icónico, despertando por vezes associações que possibilitam um número inesgotável de possíveis narrações. A figura fragmentada e os gestos solicitam a participação do observador passando por um jogo que alterna a dissimulação e a revelação conduzindo-nos até à ausência da presença do ser humano, que deixa de estar presente na sua realidade figurativa permanecendo no entanto a memória ou vestígio dessa presença pela sua ausência". http://www.serralves.pt/gca/?id=1742
... "En cambio, la historia más famosa del mismo es la que se narra en El Tributo. Se desarrolla en tres secuencias espacial y temporalmente diferenciadas. La escena principal es la que ocupa el centro de la composición. En ella se encuentra Cristo, rodeado por sus apóstoles en el momento en que el recaudador de impuestos va a cobrar su tributo. Cristo extiende su mano y San Pedro ratifica ese gesto con su propio brazo, que señala el río que pasa por la zona de la izquierda. Todo da la impresión de que el grupo ha sido sorprendido en el camino y se detiene, mientras el recaudador también ha extendido su brazo señalando la cuidad; esta circunstancia permite apreciar la contraposición entre ambos gestos y observar que los verdaderos protagonistas de la acción son tres, ya que los movimientos de todos los demás han quedado petrificados. Entonces también el observador se da cuenta de que figura de Cristo tiene una majestuosa presencia y que su rostro expresa bondad; los apóstoles son hombres individualizados cuyos caracteres personales quedan reflejados por el resplandor de sus miradas: desconfiada la del uno, acechante la del otro, voluntariosa la de un tercero, etc.; además se aprecia que el porte de los apóstoles oscila entre el de un hombre distinguido y el de un tosco campesino".
Nenhum comentário:
Postar um comentário