BURKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Cia das Letras.1991
riqueza humana representada na literatura e na arte com seus defeitos e virtudes, individualismo, retrato, personalidade facetada: biografia é marcada por diletantismos - "homens enciclopédicos".
GLÓRIA MODERNA
"Fora da Itália, as diferentes camadas sociais viviam cada uma por si, com suas respectivas noções de honra remanescentes das castas medievais. A gloria literária dos trovadores e Minnesänger, por exemplo, restringe-se ao interior da cavalaria. Na Itália, ao contrario, a igualdade das camadas sociais precede o surgimento dos tiranos ou da democracia.
A gloria moderna, deu-se principalmente através dos trabalhos de Dante, Mussato, Petrarca que foi responsável pela “Carta a Posteridade”.
Ligados ao culto da casa onde nasceram as celebridades encontram-se também seus túmulos, para as cidades tornou-se questão de honra possuir os ossos de celebridades nativas e estrangeiras ao contrario da Antiguidade, onde só eram famosas as residências de santos como São Francisco, por exemplo. Ao longo desses templos locais da fama para cuja ornamentação convergem ao mito, a lenda, o renome conferido pela literatura e a admiração popular. Esse novo elemento relativamente moderno passa a receber, pouco a pouco um tratamento cada vez mais enfático, os historiadores começam a inserir descrições de caráter em suas obras, dando origem a coletâneas de biografias dedicadas a seus contemporâneos famosos".
Itália = escola de injúrias presente na literatura (cantigas da poesia provençal, novelas, sonetos imitando os lamentos de amor de Petrarca - isso estava como que para as paródias dos gregos).
Florença = mercado da fama
Personagem mestre nesse escárnio é Aretino, de Roma.
O edifício e a tradição. A república intergeracional
Gustavo Pimenta de Pádua Zolini
Tatiana Harue Dinnouti ARQUITETURA/UFMG
http://html.rincondelvago.com/renacimiento_22.html *****
http://html.rincondelvago.com/pintura-renacentista-italiana.html *****
e-Art Magazine (pintura profana se apropria da religiosa): http://www.eartmagazine.com/readart.asp?f=&id=1681&cat=16&language=ita
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário