HISTÓRIA DA ARTE
"No Renascimento já houvera um esforço sistemático de coletar e organizar imagens artísticas e decodificar simbolicamente seus significados, esforço que vai desembocar mais de três séculos depois na iconografia como prática científica. Francis Haskell8 assinalou a importância dos antiquários dos sécs. XVI e XVII, que também alimentaram o uso empírico imediato de informações extraídas de moedas, esculturas, pinturas das catacumbas romanas e outros artefatos. No Século das Luzes, a função predominante continua a de tornar sensível, pela forma, idéias e valores. A Revolução Francesa, por exemplo, vai incentivar abundante produção de imagens, como instrumento de luta política, revolucionária e contra-revolucionária. Mas nisso se abrem pistas que despertarão a atenção de historiadores da arte (e mesmo de historiadores tout court), como de certa forma já se expressa na ilustração gráfica da Encyclopédie. Em paralelo, começa a tomar forma a idéia de "monumento histórico", que permite estabelecer (ainda de modo marcantemente afetivo e ideológico) uma relação visual com o passado. É somente no séc.XIX, entretanto, e começos do XX, que a História da Arte, em várias frentes, começa a encaminhar-se para a aceitação dos direitos de cidadania da fonte iconográfica, sobretudo mais tarde, nos domínios da História Cultural".
segunda-feira, 18 de junho de 2007
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