
http://simbologiaealquimia.blogspot.com/
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ABÓBADA CELESTE NA ARQUITETURA BIZANTINA
http://www.pegue.com/artes/arquitetura_bizantina.htm (mais ...)
ARQUITETURA CLÁSSICA E NEOCLÁSSICA - UFSC

"Conhecida em Florença como Duomo (em italiano,
significa a principal igreja de uma cidade), o
Domo – que traduz na cúpula o próprio sentido
da catedral – é considerado um marco da arquitetura
renascentista, por ter inovado tecnicamente
a construção das cúpulas, ao vencer um vão
livre e uma altura inéditos na época. ...
O poder econômico de Florença, concentrado
principalmente nas mãos da família Medici, foi
representado pela fabulosa construção do Domo,
um monumento para ser avistado por todos, impondo-
se sobre a cidade".
http://www.museumsinflorence.com/musei/cathedral_of_florence.html: a torre do sino de Giotto na catedral Florença Santa Maria del Fiori
"A célebre igreja de Santa Sofia (532/37) dominada por seu grande domo, foi um modelo para as obras cristãs posteriores e para os arquitetos turcos".

AS CÚPULAS NAS IGREJAS ORTODOXAS
CÚPULA DE BRUNELLESCHI SANTA MARIA DEI FIORI EM FLORENÇA
OS SELOS
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O COSMOS visto pelo CRISTIANISMO:
Cosmologia de Clemente de Alexandria - o universo é como uma tenda (templo/tabernáculo) como no Antigo Testamento. O tecido da tenda é o céu. Candelabro com sete chamas equivale ao sol, lua e planetas. A mesa em que está posto representa a Terra. O que importa na sua cosmologia é a alegoria tirada das escrituras, não a adequação à realidade do cosmos.
Lactâncio - refutou a cosmologia greco-romana ou ciência clássica. Conciliou concepções herméticas (origem no Egito e não na Grécia) com cristianismo, e a esses autores chamava teólogos primitivos.
Basílio, o Grande, teólogo da igreja cristã ortodoxa, escreveu sobre os 6 dias da criação. As águas superiores descritas no Gênesis são reais pra ele e refrigeram os céus, impedindo que a Terra seja consumida pelo fogo celestial.
(...) "A ciência ganhou prestígio no pensamento medieval com Santo Agostinho (354-430 d.C), importante expoente da teologia católica, um dos pais da Igreja, como foi conhecido. Retirado em vida monástica, escreveu mais de uma centena de livros, e também tratados de teologia. Teve modesta contribuição com respeito a novos conceitos científicos, mas, em sua obra De Civitate Dei (``A Cidade de Deus''), dignificou a ciência como algo essencialmente piedoso, na medida em que busca o conhecimento da perfeita e inteligente obra do Senhor. Em sua obra Confissões, rejeitou a astrologia (que diminuía a importância do livre arbítrio), distinguindo-a, porém, da astronomia, que poderia permitir, em princípio, uma previsão teórica do futuro movimento dos astros. ... Agostinho, como outros teólogos medievais, também acreditava na existência das águas acima dos céus, que refrigerariam os astros. Tal água poderia estar em estado de vapor, mas sua existência não podia ser questionada".
O Timeu de Platão saúda a verdadeira tradição antiga egípcia, que a Grécia não tem. Crítias narra a história da Atlântida com base nos relatos que um sacerdote egípcio transmitiu para um amigo, o Solon. Critica, pois, o conhecimento grego oficial, e enaltece o conhecimento esotérico que tem sua influência nos egípcios.
"o discípulo de Pitágoras - Platão - compõe o “Timeu” demarcando três secções: o mito da Atlântida; a formação do Mundo e da Alma, ou a Cosmologia de Platão; e a formação do corpo do Homem. Como Iniciado, recorre invariavelmente à linguagem alegórica e simbólica para re-velar as Grandes Verdades que apenas se vislumbram nas águas trans-lúcidas da Ciência Esotérica"
a teologia gnóstica: múmias egípcias, mistérios egípcios, múmias egípcias, luz negra, as sete eternidades, as sete fendas da felicidade

cérebro não tinha importância para os egípcios, era jogado fora; aromatizavam. Os "Vasos Canopos" recebiam as vísceras. O coração era lacrado com o cadáver (órgão de inteligência e sentimento importante na hora do juízo final). Perfumavam o cadáver com resinas aromáticas. Amuletos iam junto ao cadáver pra proteger contra inimigos e demônios no mundo subterrâneo. Cerimônia da abertura do olho e da boca, antes da múmia ir pro túmulo, pra devolver todos os sentidos ao morto.
AS CATEDRAIS ESOTÉRICAS: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/431078
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