A VIAGEM DE PSIQUÊ: O namoro na praça
e a primavera do amor
uma introdução aos jardins românticos
Hermenêutica pictórica
2 conceitos (autores) de um termo
Bosh: Jardim das Delícias (vícios e virtudes)
Boticelli: As Quatro Estações
Berninni: A Primavera
Pinturas de paisagem: a inspiração dos jardins ingleses nas pinturas de paisagem renascentistas
Investigar depois as oposições que se fez a isso com as paisagens selvagens que não encontravam no desenho direto da natureza uma beleza perfeita a ser copiada, nem tampouco uma idealização à imagem contemplativa. Constable e Turner como representantes dessa pintura da natureza selvagem, antes até que a paisagem virasse isca pra atrair o mercado por sua forte atração de divagação no meio de uma crescente burguesia industrial.
"A nova inclinação pela natureza selvagem não era, portanto, uma vitória da intuição. Tal como a apreciação do jardim paisagístico inglês do início do século XVIII requeria uma educação clássica e algum conhecimento de história e literatura, necessários para se captar todas as referências a Horácio e Virgílio ou as alusões a Poussin e Claude Lorrain, também a atração pela natureza sem a mão humana surgiu como algo sofisticado, refletindo a aspiração altamente literária e intelectual presente nas novas sensibilidades. É verdade que a maior parte das pessoas, ainda que não educadas, desde tempos imemoriais se sentia atraída espontaneamente por amplas vistas e perspectivas abertas. John Constable seguramente tinha razão ao dizer: "jamais houve uma época, por mais rude e inculta, em que o amor à paisagem não se tenha manifestado de alguma forma"
O tema do rapto de Psiquê e a inaguração das estações
E o que são as estações? O tempo certo.
O relógio de sol + aquele exemplo da praça da itália (buscar relação com o domo do Panteão – marcando o solstício – e a festa que tem a ver com isso). Destacar a chegada da primavera. Quando Core retorna ao colo de Deméter. As flores renascem e o amor (o beijo) floresce.
Flora (seu significado) e a relação com o jardim cheio de flores
Estágios diferentes do feminino: Flora não é Afrodite, que não é Vênus, que não é Psiquê, que não é Deméter
Flora joga Flores representa a chegada da Primavera (joga rosas)
A simbologia da Rosa como feminino e como cosmos (a flor como pentagrama no esoterismo), UNIÃO do feminino e masculino, totalidade, unidade, representação do mundo = círculo como símbolo de integração ou o quadrado com os 4 elementos formando a base para a manifestação da união do humano com o divino. E nesse sentido a rosa é símbolo do jardim, tanto quanto da casa, enquanto aquele quadro de ideais em que a gente se mira para a realização da felicidade, do Paraíso terrestre.
Ânfora: frasco de perfume – jardins do Boticário – Mesopotâmia e Egito (buscar relação). É um símbolo feminino, de guardar, proteger, conter a identidade de algo. Esse algo é o líquido que vai dentro – o perfume – que é uma alquimia criativa de personalidade e sonho, como faz o perfumista ao criá-lo. Comparação entre o perfumista e o alquimista.
A múmia e o redespertar dos sentidos para a viagem da eternidade através do ritual de abertura da boca e dos olhos.
O jardim e a perfumaria – o especialista nariz e o órgão olfativo – a relação com a música nas três notas do perfume: da cabeça, do coração e de fundo. (Alguma relação com a astrologia e a personalidade-temperamento?)
O amor
O perfume e o temperamento amoroso no jardim romântico. Nesses tempos de solidão a rosa não anda esquecida? E estamos falando também da juventude. Quando a juventude agora deve ser mirada para os idosos. A juventude de espírito.
A MULHER A FLOR E O PERFUME
O BEIJO ROUBADO
A praça Rui Barbosa é exatamente esse lugar do enamoramento dos amantes. Como o terceiro estágio da aproximação infantil no naipe de copas.
e a primavera do amor
uma introdução aos jardins românticos
Hermenêutica pictórica
2 conceitos (autores) de um termo
Bosh: Jardim das Delícias (vícios e virtudes)
Boticelli: As Quatro Estações
Berninni: A Primavera
Pinturas de paisagem: a inspiração dos jardins ingleses nas pinturas de paisagem renascentistas
Investigar depois as oposições que se fez a isso com as paisagens selvagens que não encontravam no desenho direto da natureza uma beleza perfeita a ser copiada, nem tampouco uma idealização à imagem contemplativa. Constable e Turner como representantes dessa pintura da natureza selvagem, antes até que a paisagem virasse isca pra atrair o mercado por sua forte atração de divagação no meio de uma crescente burguesia industrial.
"A nova inclinação pela natureza selvagem não era, portanto, uma vitória da intuição. Tal como a apreciação do jardim paisagístico inglês do início do século XVIII requeria uma educação clássica e algum conhecimento de história e literatura, necessários para se captar todas as referências a Horácio e Virgílio ou as alusões a Poussin e Claude Lorrain, também a atração pela natureza sem a mão humana surgiu como algo sofisticado, refletindo a aspiração altamente literária e intelectual presente nas novas sensibilidades. É verdade que a maior parte das pessoas, ainda que não educadas, desde tempos imemoriais se sentia atraída espontaneamente por amplas vistas e perspectivas abertas. John Constable seguramente tinha razão ao dizer: "jamais houve uma época, por mais rude e inculta, em que o amor à paisagem não se tenha manifestado de alguma forma"
O tema do rapto de Psiquê e a inaguração das estações
E o que são as estações? O tempo certo.
O relógio de sol + aquele exemplo da praça da itália (buscar relação com o domo do Panteão – marcando o solstício – e a festa que tem a ver com isso). Destacar a chegada da primavera. Quando Core retorna ao colo de Deméter. As flores renascem e o amor (o beijo) floresce.
Flora (seu significado) e a relação com o jardim cheio de flores
Estágios diferentes do feminino: Flora não é Afrodite, que não é Vênus, que não é Psiquê, que não é Deméter
Flora joga Flores representa a chegada da Primavera (joga rosas)
A simbologia da Rosa como feminino e como cosmos (a flor como pentagrama no esoterismo), UNIÃO do feminino e masculino, totalidade, unidade, representação do mundo = círculo como símbolo de integração ou o quadrado com os 4 elementos formando a base para a manifestação da união do humano com o divino. E nesse sentido a rosa é símbolo do jardim, tanto quanto da casa, enquanto aquele quadro de ideais em que a gente se mira para a realização da felicidade, do Paraíso terrestre.
Ânfora: frasco de perfume – jardins do Boticário – Mesopotâmia e Egito (buscar relação). É um símbolo feminino, de guardar, proteger, conter a identidade de algo. Esse algo é o líquido que vai dentro – o perfume – que é uma alquimia criativa de personalidade e sonho, como faz o perfumista ao criá-lo. Comparação entre o perfumista e o alquimista.
A múmia e o redespertar dos sentidos para a viagem da eternidade através do ritual de abertura da boca e dos olhos.
O jardim e a perfumaria – o especialista nariz e o órgão olfativo – a relação com a música nas três notas do perfume: da cabeça, do coração e de fundo. (Alguma relação com a astrologia e a personalidade-temperamento?)
O amor
O perfume e o temperamento amoroso no jardim romântico. Nesses tempos de solidão a rosa não anda esquecida? E estamos falando também da juventude. Quando a juventude agora deve ser mirada para os idosos. A juventude de espírito.
A MULHER A FLOR E O PERFUME
O BEIJO ROUBADO
A praça Rui Barbosa é exatamente esse lugar do enamoramento dos amantes. Como o terceiro estágio da aproximação infantil no naipe de copas.
Essa seria uma história possível, mas onde o selvagem hoje?
Em que jardins da atualidade encontramos esse selvagem de outrora? Qual é a gramática da gente da periferia sobre suas coisas nomeadas? Seus jardins, quais são? Aquela 'vista' que escapa ao estranho (viajante ou passante) e que compõe o sistema de relações afetivas dessa pessoa com seu meio social, familiar, lúdico, etc. Quais os sentidos atribuídos a esse jardim escondido das vistas perdidas dos estranhos? Qual esse jardim de intimidade? Que mundo ele nomeia e encanta? O jardim anônimo. Como um conjunto de estacas ou de pedras ou de árvores delimitam um território e para um viajante não passa de um mato sem sentido, pra o lavrador faz muito sentido e organiza o seu mundo. ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE SELVAGEM NA CIDADE?
E o que dizer das atrações turísticas mineiras ligadas a suas montanhas? Que imagens atrativas elas evocam para seduzirem seus turistas? A renda do turista internacional e o brasileiro "quem pode pode" que dá sopa por aí e precisa ser atraído para vir viver o gozo de delícias no paraíso das montanhas mineiras?
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