sexta-feira, 8 de junho de 2007

O PERFUME


"O mito das 13 principais essências. Criado pelos egípcios, reza a lenda que as principais essências para se criar qualquer perfume no mundo se baseava nessas 13 essências, porém encontradas e catalogadas só haviam sido um total de 12. Grenouille, em busca de encontrar as suas 13 essências, muda-se para a cidade (Grasse) onde todos os perfumistas haviam aprendido a sua profissão"
Desde 2005 O Boticário no Cairo, Egito, o berço do perfume


No Museu do Perfume, no Paraná, passa-se por um "... enorme frasco em forma de ânfora (vaso grande de cerâmica usado por gregos e romanos para armazenar azeite, vinho e água), igualzinho aos usados hoje nos perfumes femininos da marca"


"Egípcios foram os pioneiros
O relacionamento dos egípcios com as fragrâncias e aromas começou há cerca de quatro mil anos e, em seu nascedouro, tinha um forte componente religioso. Eles descobriram que se uma substância aromática fosse mergulhada em óleo, este tornava-se perfumado. A técnica passou, então, a ser utilizada na preparação de oferendas simbólicas aos deuses, pois a fragrância no óleo perfumado durava mais tempo que o incenso.
Só que muito cedo os sacerdotes perceberam que seria possível obter bons lucros preparando perfumes também para os homens. Assim, eles acabaram, aos poucos, transformando seus templos em autênticos laboratórios de perfumaria. Os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte, mas o uso do perfume logo se difundiu".

------------------------------------------------------------------------

"Os arqueólogos encontraram vasos de perfume de alabastro que remontam ao Terceiro Milênio antes de Cristo, e são numerosos os afrescos com cenas da vida cotidiana que mostram rituais do perfume. Os antigos egípcios reservavam fragrâncias para os mortos e os deuses, a ponto de instalarem dentro dos templos os laboratórios destinados à preparação desses perfumes".

------------------------------------------------------------------------

"Os mais antigos frascos de perfumes de que se têm notícia datam de 5000 aC. Eram fabricados na Mesopotâmia e no Egito com alabastro e pedra, por serem os materiais preferidos, devido a não serem porosos".

-------------------------------------------------------------------------

"O aroma das flores, além de atrair os insetos para garantir seu próprio renascimento, serve para relembrar os seres humansos o paraíso perdido, revitalizando sua alma, ao desbloquear as travas do inconsciente, que é a inspiração".

-----------------------------------------------------------------------

SALA ARTE ERÓTICA: MUSEU DO SEXO


Agnolo Bronzino
--------------------------------------------------------------------


TREMEZZO - VILA CARLOTTA: jardim de Eros e Psiquê


O PASSEIO PÚBLICO - RJ

"Título: Os Segredos do Amor e de Vênus de Luisa Sigea


Autor: Nicolas ChorierTradução: José Manoel BertoloteGênero: Literatura Erótica – série: Humanismo Libertino


Ilustrações de época


Ano: 2007 - Edição: 1ª


A alegoria Marte e Vênus percorre e colore toda a obra. Trata-se de um verdadeiro embate entre o homem que ataca, perfura, arromba, destrói e a mulher que se defende, esgota-o, busca sempre vencê-lo, derrotá-lo. A erudição tanto do autor como do tradutor está revelada nas muitas notas de rodapé que posicionam este livro, inédito no Brasil, entre os grandes clássicos da literatura erótica universal".

"O Egito dos faraós nos deixou um enigma digno de figurar, em primeiro lugar, na coleção de enigmas que a sua esfinge propõe. Este enigma tem até a sua Carta Enigmática (vide ilustração)".

Nenhum comentário: