segunda-feira, 18 de junho de 2007

O REINO DE PRESTES JOÃO E OUTROS DOCUMENTOS HISTÓRICOS DA IDADE MODERNA

"o reino de Preste João (paraíso terrestre)
(...) Ora, devendo fazer menção ao Império do Preste João, que é o maior e mais rico Príncipe que se encontra em toda a África, digamos, resumidamente, que (...) pode ter o Império deste Rei Cristão 4.000 milhas. A cidade principal (...) chama-se Babelmaleque; e o Estado é rico e abundante de ouro e prata e de pedras preciosas e de toda sorte de metal. A gente é de desvairadas cores, branca, preta e intermediária, de boa estatura e de bom parecer. Os cortesãos e Senhores trajam-se bem de panos de seda com ouro e pedraria (...) Na festa de Nossa Senhora de Agosto, ajuntam-se todos os Reis e Senhores principais (...) Celebra-se uma procissão muito solene; e, da Igreja, de onde sai, levam uma imagem da Virgem Mãe de Deus, grande como uma pessoa comum, toda de ouro; a qual imagem tem por olhos dois riquíssimos e grandes rubis; e todo o mais corpo da estátua é coberto e arraiado de pedraria e de lavores diversos; e é conduzida num andor de ouro (...)
Nesta procissão, sai em público o Preste João, num carro de ouro ou em cima de um elefante (...) todo adornado de jóias e de coisas preciosas e raras, vestido de tela de ouro; e é tanta a multidão de gente que concorre a ver aquela imagem, que muitos morrem sufocados pelo aperto. (...)
(Filippo Pigafetta, humanista italiano, e Duarte Lopes, comerciante português, Relação do reino de Congo e das terras circunvizinhas, 1591)"


Fazer uma relação com o Congado ou o Reizado.
http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/historia/linha_tempo/home_moderna.htm (quem tá de fora não acessa! Esse povo é foda!)

Nenhum comentário: