J. van Rijckenborgh no livro Os Mistérios Gnósticos da Pistis Sophia:
Quando a alma natural se encontra vazia e desaparece, e a nova alma nasce, nela irradia a estrela de Belém: a estrela de cinco pontas brilha a partir do microcosmo através da personalidade. Ela está inscrita em um pentágono. É uma linha de força etérica, totalmente nova, em relação à qual se conforma tudo o que está presente no microcosmo. Esta corrente de força parte da cabeça para o pé direito, e do pé direito para a mão esquerda, e da mão esquerda para a mão direita, e da mão direita ao pé esquerdo, quando então volta a subir até a cabeça. "Assim é traçado o pentagrama mágico". "A rosa revela-se e seu perfume é exalado"
O jardim – corpo
"4, 16 Desperte, vento norte!
Aproxime-se vento sul!
Soprem no meu jardim
para espalhar seus perfumes.
Entre o meu amado em seu jardim
e coma de seus frutos saborosos!
O jardim é o lugar onde acontece a união. O jardim é
imagem do Self corporal; a anima–corpo é o jardim. Coisas importantes
acontecem nos jardins. Na mitologia grega, Perséfone
foi raptada por Hades no jardim onde estava colhendo narcisos.
Os jardins suspensos da Babilônia foram os mais bonitos do
mundo. Na tradição judaico-cristã, o jardim é o Jardim do Éden,
paradisíaco, completo, é o universo terrestre, e, ainda, é o jardim
das delícias.17 A união na qual animus se converte em anima se dá
no jardim, no corpo (o Ct. é um jardim animado – o texto como
um todo é fertilidade, aroma, gosto, cheiro, toque, fauna, flora
farta, natureza pura e verdadeira, virgem e rude em sua performance
original). Um símbolo que é matriz arquetípica torna-se
uma genuína estratégia da natureza em si mesma, que se transforma
em desejo como desfrute do corpo e da psique traçada por
outro desejo, além do sensual: o desejo do outro inconsciente em
si, enquanto obrigatoriedade autônoma da alma impressa no
poema sagrado e sapiencial. Desejar o outro em si mesmo é uma
questão paradoxal.
17 No Jardim das Delícias, pintado por Hyeronimus van Aken Bosch (1702),
a fonte no jardim cercado significa constância na adversidade e este jardim
pode ser considerado como temenos (lugar sagrado) (cf. Cirlot e Garí,
1999, p. 173)".
(...)
"Em seguida o símbolo da rosa, em atividade sincrônica,
reveste a consciência como essência da mulher amada.
Fala Dante: ""Ao centro de ouro da rosa eterna, que se dilata, de grau
em grau, e que exala um perfume de louvor ao sol sempre primaveril,
Beatriz me atraiu [...]” (cf. Dante, 1976). A mulher amada
atrai o amado ao centro da rosa eterna: ao centro de si mesma –
imagem de eternidade".
A simbologia dos números

A suástica solar remete à simbologia budista, "boa sorte"; já a suástica lunar tem sentido involutivo, tendo sido empregada pelo nazismo.
"Cruz Gamada (Suástica): Algumas notas sobre a história da Esvástica: Em inglês como em alemão, a palavra "esvástica" deriva do sâscrito: svatikah e significa boa sorte, afortunado. A primeira parte da palavra SVASTI pode ser dividida em duas partes: SU = (bom, bem), e ASTI = (é). A parte ASTIKAH somente, quer dizer SER. Na Índia, esta palavra é associada a coisas favoráveis - porque significa "favorável". Lá, o giro das esvásticas em sentido horário ou anti-horário tem diferentes significados. (...) Uma das mais antigas esváticas conhecidas foi encontrada em um cova paleolítica há cerca de 10 mil anos. Há cerca de 2 mil anos (...) os chineses também tomaram emprestado a esvástica e seu favorável significado. (...) O símbolo da esvástica tem sido usado por milhares de anos, praticamente por todos os grupos de seres humanos do planeta. As tribos germânicas o conheciam como a "Cruz de Thor" (...). Algo ainda mais interessante é que o símbolo foi encontrado em templos judeus da Palestina, construídos há mais de 2 mil anos. (...) Nas Américas, a esvástica foi usada pelos americanos nativos do Norte, Centro e Sul América. (...) Fonte: http://www.falundafa.org/"

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