terça-feira, 29 de maio de 2007

BREVE HISTÓRIA DA MELANCOLIA E PARA ALÉM DO JARDIM

"A melancolia benjaminiana tem, portanto, um caráter negativo porque radicaliza o
sujeito histórico num aprisionamento de inércia e inadaptação contínua: seu melhor exemplo é
o do monge medieval, trancafiado à dor do mundo e isolado pela rotina de seu silêncio. A arte,
ainda que evidencie poderes burgueses ou reafirme poderes outrora estabelecidos, é sempre
uma busca existencial, sempre uma tentativa de superação do estado prolongado de “estar
preso” (sur-presa). Nesse sentido, Horto de Incêndio pode ser lido com o auxílio da capa que
o introduz, já que os olhos completamente fechados impediriam voluntariamente o exercício da
observação e da visão. Ao contrário disso, a poesia de Al Berto obriga o leitor a um estado
permanente de consciência, posto que seu caráter evocatório também nos permite a dialogar
mormente com o ambiente concreto no qual se está inserido".

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