sexta-feira, 18 de maio de 2007

tô adorando isso ...!


cartografia da face e da alma

Psicologia moderna


4 perfis psicológicos: colérico, melancólico, sangüíneo e fleumático


a questão da vontade x desejo/destino x livre arbítrio/vontade x paixão

Descartes: http://www.frb.br/ciente/Textos%20CienteFico%202003.2/PSI/Episteme/Descartes/As%20Paixões%20da%20Alma/DESCARTES%20-%20UMA%20FIGURA%20BARROCA.pdf
"Toda uma descrição fisiológica do funcionamento dos nervos, músculos, cérebro e coração é feita com o intuito de mostrar como as paixões são produzidas pelos "espíritos animais" e como a alma pode influir no controle do corpo sem confundir-se com este".

A influência de Descartes na psicologia:
"6.Como Descartes explica a experiência sensível?

- Distinguia as percepções das quais a alma é a causa e que se relacionam com nossa atividade voluntária ou imaginária (exemplo: percebemos o que queremos, um castelo encantado, etc.)
- Distinguia as percepções cuja causa é o corpo devida à agitação dos espíritos animais e às quais se relacionam os sonhos e as alucinações.
- Distinguia as percepções que chegam à alma por intermédio dos nervos, das quais umas se relacionam a objetos exteriores que nos impressionam os sentidos.
- Distinguia as percepções do próprio corpo (sensação de fome, de sede)
- Distinguia as percepções próprias da alma e são suas verdadeiras paixões (alegria, cólera, etc.)"

















O realismo platônico desprezava a matéria; por isso os escultores do gótico primitivo davam pouquíssima importância aos corpos de suas estátuas. O que valia era a alma, expressa particularmente no rosto. O mundo ideal de Platão, sendo inteiramente espiritual, não admitia nem sentimentos, nem emoções.







Por isso, a estatuária dessa época era absolutamente fria, não revelando emoção nenhuma. São rostos que não riem nem choram. Fisionomias absolutamente impassíveis. Nelas há uma tal ausência de sentimentos e movimentos que elas puderam ser feitas como estátuas-colunas, como se vêem tantas nos portais de Chartres."







.

(...) As seis paixões fundamentais ou primitivas:

1.admiração atenção
2.amor atração
3.ódio repulsa W: desejo orientado para o futuro
4.alegria satisfação do desejo
5.tristeza não satisfação do desejo


Signo, representação, significação

expressões do rosto como signo dos movimentos da alma







***** As teorias do signo: um breve relato das raízes antigas de uma moderna disciplina








os neurônios são tão especializados que podem reconhecer a face de uma pessoa?















Qual seu temperamento?








A coisa - enterrando - terra - melancólico







Sr. Fantástico - expondo - ar - sangüíneo







Tocha humana - cremando - fogo - colérico







Mulher invisível - afundando - água - fleumático Essa é ótima! A mulher não quer aparecer mesmo! rá rá rá rá rá








Sou o tipo intuitivo-sensorial! Vulga fleumática e melancólica. Mais um do que o outro, é claro; mas isso eu não conto ... hehehehe ...!







Esse cara é ótimo!: "Somente se apega à teoria dos quatro temperamentos quem deles é dependente.
Somente se apega à teoria dos quatro temperamentos quem é ignorante da Palavra, ignorante dos dons pessoais do Espírito; quem acha as Escrituras Sagradas insuficientes para explicar os problemas do pecado; e quem deles precisa de desculpas para os problemas pessoais ou de outros".

A melhor solução para superar todas as dificuldades de se compreender e se relacionar bem com todos os circundantes é o amor. "No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor" - 1 João 4.18. É vero!

Dos quatro humores às quatro bases
----------------------------------------------------------------------------------------

http://www.artecapital.net/opinioes.php?ref=34&PHPSESSID=32440bbbd419873a6fd6ba80091a9258

Gente, é cada uma!:
"TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO

a) LADO POSITIVO. Humor impertubável, humorista nato, apreciador e espectador da vida; é bom conselheiro, bom ouvinte. É fiel no que trata (quando trata), fiel a lei do menor esforço (não gosta de fazer nada novo, mas quando é pressionado a fazer, primeiro vai pensar qual a maneira mais fácil de fazer). Seu trabalho é caracterizado pela perfeição, pois ele tem alto padrão de zelo, qualidade e precisão. É ordeiro por excelência, todas as suas coisas são sempre bem arrumadas. É tradicionalista e metódico, tem um esquema para tudo, é o homem das regras (para tudo ele tem uma série de regrinhas). É elegante, fino, cortez, fala calmo, macio, muito bem entonado.Os fleumáticos são pessoas geralmente tão boas que mesmo antes de converterem-se já agem como crentes mais do que qualquer dos outros tipos de temperamentos mesmo depois de convertidos.É calmo e acessível, ele é também agradável, portanto, trabalha muito bem com os outros. É uma pessoa eficiente, conservadora, digna de confiança, espirituosa, com a mente sempre voltada para o lado prático das coisas.Jamais se oferecem como líderes, mas têm capacidade latente de liderança.

b) LADO NEGATIVO. É moroso, é indolente, é preguiçoso por natureza, o desassossego do sangüíneo e a constante atividade do colérico o irritam. Joga água fria no entusiasmo do sangüíneo e também nos planos e projetos do colérico. Só trabalha sob pressão e só se torna otimista na presença do pessimista melancólico. Ao lado negativo do fleumático falta motivação, chega a ser displicente com relação ao trabalho e tende a ser cabeçudo, pão-duro e indeciso. c) ALGUNS FLEUMÁTICOS NA BÍBLIAAbraão: cauteloso, pacífico, sempre precisa de um estímulo. Débora: talentosa, mas querendo limitar-se ao cargo de juíza. Ester: Mardoqueu, seu tio, sempre tinha que lhe dizer o que fazer.
RÁ RÁ RÁ RÁ RÁ RÁ RÁ ... ri demais!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: